Tonttulakki: chocolate com Penedo

Há barrinhas, trufas, lascas, rochedos e ramas fabricados com o mais puro chocolate belga. Mas a Tonttulakki Suklaat tem ainda algo a mais. Aquele algo a mais próprio de onde há qualidade e capricho inarredáveis, e que faz de alguns lugares, e de algumas ideias, absolutamente únicos em se tratando da experiência que proporcionam. E dos sabores também!

--

O tonttu (gnomo, em finlandês) dá as boas-vindas aos turistas na entrada da Tonttulakki Suklaat, em Penedo.

Acontece todos os anos no Pequeno Natal do Clube Finlândia, em Penedo: dezenas de crianças da comunidade se vestem de gnomos à moda finlandesa, com gorrinho vermelho que leva na ponta um sininho de trenó, para uma divertida apresentação de danças de roda importadas pelos imigrantes de Penedo da sua pátria-mãe. A mais divertida e conhecida dessas danças é o “Tip-tap”. Diz assim uma das estrofes da canção:

“Das suas cavernas os gnomos vêm se aprumando devagar, se aprumando devagar/De debaixo das suas pontes, dançando nas pontas dos pés, nas pontas dos pés/Tip-tap, tip-tap, ti-pe, ti-pe, tip-tap, tip, tip, tap”.

O “tip-tap” é uma referência ao barulhinho que os gnomos fazem quando vêm se aproximando das casas, ao anoitecer, em busca das guloseimas que as famílias finlandesas deixam nas mesas para que possam se servir estes seres tão presentes em suas vidas — em seus jardins, suas salas, suas saunas. Tip-tap: são os gnomos se movendo. Tip-tap: são os gnomos já chegando. Tip-tap: são os gnomos voltando às suas tocas aos primeiros sinais da manhã.

Pão de mel da Tonttulakki Suklaat.

Tip-tap: na manhã do dia 15 de julho do ano 2000, abria as portas em Penedo a loja de chocolates Tonttulakki, palavra finlandesa que significa “gorro do gnomo”. A loja abriu chegando de mansinho, “se aprumando devagar, se aprumando devagar”, com suas barrinhas e seus bombons dividindo o teto no shopping e complexo temático Pequena Finlândia com um comércio de artesanato de cerâmica, mas desde então, e desde a escolha do seu nome de batismo, fazendo questão de valorizar as características mais singulares da cultura local, e do local que seus sócios escolherem para empreender — e para viver.

Hoje, 17 anos depois daquela já distante manhã gelada do primeiro inverno do seculo, tanto tempo depois daquela madrugada de ansiedade e de vigília na arte de fazer bombons, custa a crer que no primeiro dia de funcionamento da Tonttulakki Suklaat os sócios da empreitada contabilizaram o histórico, estrondoso e empolgante faturamento de R$ 5,00.

Bombons artesanais da Tonttulakki.

Eram outros tempos em Penedo, quando a Pequena Finlândia ainda caminhava para se consolidar como epicentro da “vida turística” da vila. Mas é realmente difícil acreditar naquela cifra quando, nos fins de semana dos dias que correm, assiste-se a centenas de turistas em um vaivém sem fim pela porta da Tonttulakki, cuja fábrica, que fica a um quilômetro de distância, é a única de Penedo que usa o mais puro chocolate belga como matéria prima.

Um vaivém sem fim de turistas em busca das barrinhas de chocolate ao leite, branco, amargo ou extra-amargo da Tonttulakki, tradicionais ou diet; dos seus chocolates de origem, com sabores de Java, Granada, Madagascar, Tanzânia e Equador; dos salames de chocolate ao leite com chocolate branco, biscoito maizena, uva passa e amendoim; dos pães de mel com doce de leite; das trufas de café com nozes, de conhaque, laranja ou licor de limão; das lascas, rochedos e das ramas que são sucesso absoluto no inverno, quase tanto quanto o chocolate quente; dos damascos, pêras e figos banhados em chocolate; dos baldes, latas e canecas cheios de chocolate para levar de presente aos mais queridos; e das lascas com marshmallow ou tartarugas de nozes ou de castanha de caju para educar com finos sabores o paladar da criançada. Tudo isso sem falar nos ovos de Páscoa e bolos de Natal de fabricação própria que a Tonttulakki leva à loja nas temporadas.

O vaivém de turistas na Tonttulakki Suklaat.
Conexão belgo-fino-brazuca!

O gnomo sobe a serra carregando chocolates

Muita coisa mudou desde a primeira vez que os proprietários da Tonttulakki giraram a maçaneta e acenderam a luzes da pequena lojinha compartilhada que no dia de sua estreia sequer acusou dois dígitos na hora do fechamento de caixa. Hoje, as maravilhas da fantástica fábrica de chocolates da Tonttulakki enchem as prateleiras e bancadas de uma linda e ampla loja que fica bem na entrada da Pequena Finlândia, a poucos passos da Casa de Papai Noel de Penedo, e o gnomo da sorte, com seu gorro mágico, há alguns anos carrega chocolates também para Visconde de Mauá, logo ali, no alto da serra, e agora também para Maringá.

O que não muda na Tonttulakki são a qualidade e o capricho inarredáveis, além do entendimento igualmente firme de que, em um negócio local, é preciso honrar a identidade local, como atestam as canecas sazonais de cerâmica da Tonttulakki com “Feliz Páscoa” e “Feliz Natal” escritos em finlandês. Mas, em se tratando de significados, e em um dos maiores pólos de chocolataria do estado do Rio de Janeiro, Tonttulakki Suklaat é mesmo a mais perfeita tradução da ideia de chocolate com Penedo. Tip, tip, tap!

Tonttulakki Colônia Finlandesa de Penedo
Pequena Finlândia e Casa de Papai Noel de Penedo, Centrinho
Tel. (24) 3351–2518
Domingo: 10h às 19h
Segunda: 11h às 18h
Terça, Quarta e Quinta: 13h às 21h
Sábado: 10h às 22h

Tonttulakki Visconde de Mauá
Shopping Aldeia dos Imigrantes, Vila de Mauá
Tel. (24) 3387–2223
Domingo, segunda e quinta: 9h às 18h
Terça e quarta: fechado
Sexta e sábado: 9h às 19h
* Fechada para almoço: 13h às 14h

Tonttulakki Maringá
Alameda Gastronômica s/n, Maringá-RJ
Tel. (24) 99971–0096
Domingo: 10h às 18h
Segunda: 11h às 18h
Terça e quarta: fechada
Quinta: 13h às 21h
Sexta e sábado: 11h às 22h
* Fechada para almoço: 13h às 14h

E-mail: tonttulakkisuklaat@gmail.com
Tonttulakki no Facebook: www.facebook.com/chocolatestonttulakki
Tonttulakki no Instagram: @chocolatestonttulakki

Morangos banhados no chocolate belga da Tonttulakki.

--

--