Parque Nacional do Itatiaia: parada obrigatória

Somos mesmo privilegiados. É bem aqui na nossa região que se localiza o parque nacional mais antigo do Brasil. É isso mesmo. O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em 14 de junho de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas. Mas não estamos aqui para destrinchar essa história, e sim (tentar) dizer o porquê se trata de uma parada obrigatória.

--

São mais de 28 mil hectares espalhados pelos municípios de Itatiaia, Resende, Itamonte e Bocaina de Minas. A entrada principal é feita por Itatiaia, que dá acesso à parte baixa do parque. É exatamente nessa área que deve se concentrar a sua visita, caso não tenha muito tempo nem disposição para longas caminhadas.

Se você estiver com crianças, o encantamento começa ainda dentro do carro. Fique atento às placas de alerta de animais cruzando as pistas. Os pequenos acham incrível imaginar uma onça ou uma cobra atravessando a rua.

O centro de visitantes é uma atração à parte. Não tem brinquedos, nem dispositivos tecnológicos para prender a atenção da criançada, mas garantimos que a calçada da fauna é muito mais divertida. Afinal, é preciso conhecer as celebridades locais: jacu, tamanduá, tatu, furão, capivara, puma, e por aí vai… Todas essas estrelas têm destaque por lá.

Depois a visita continua com muitas fotos de alta qualidade e exibição de animais empalhados.

As cachoeiras ficam um pouco acima do centro de visitantes. São cerca de cinco quilômetros de carro. Mas vale a pena (e muito!). Se você tiver disposição, não deixe de conhecer a cachoeira véu da noiva. A trilha é um pouco cansativa e é preciso ir com cuidado para não escorregar em alguns pontos, mas a vista é simplesmente divina. Você será recompensado, garantimos!

Se depois dessas singelas dicas você decidir conhecer o Parque Nacional do Itatiaia, não se esqueça de levar um lanche para fazer um piquenique. Ah, e recolha seu lixo. Afinal, por lá somos apenas visitantes. Os donos são eles, os animais!

--

--