Destrinchando o frio em Penedo

É o clima da montanha em um país tropical: o frio no Penedo, nas faldas da serra, não é laponês, e tampouco o calor é senegalês. A coisa esfria, porém, na temporada de outono/inverno. Em julho, termômetros chegam a marcar apenas um dígito nas manhãs mais geladas. Na única colônia finlandesa do Brasil, temperatura mínima média dos dias de julho é de 10,9 graus. Na cidade do Rio, é de 18,4 graus.

--

Às vésperas de um feriado de Corpus Christi de poucos anos atrás, um repórter da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo na região Sul Fluminense, dizia o seguinte no RJTV, em reportagem gravada no Penedo: “Nas ruas, pessoas encantadas com o clima europeu. Uma característica do vilarejo que foi colonizado por finlandeses na década de 20”.

Pois nem o frio chegou no Penedo nas malas de madeira dos imigrantes finlandeses, como se fosse uma relíquia contrabandeada de Niflheim, o reino gelado da mitologia nórdica; nem os imigrantes finlandeses escolheram se instalar no Penedo por causa do frio. Muitíssimo ao contrário: saídos das bandas boreais deste planeta, eles vieram de mala e cuia em busca, entre outras coisas, do mais típico calor tropical, pra variar um pouco.

Quem leva ao pé da letra o apelido dado ao Penedo de “Finlândia brasileira” pode se surpreender quando souber que, sim, a colônia é finlandesa, mas mas o clima está mais para carioca do que para europeu.

No Penedo, a temperatura média anual é de 21,3 graus centígrados, nada muito diferente dos 23,2 graus que é a média anual, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, ícone internacional de quentura. No mês mais fervente do ano, janeiro, Penedo registra média de 24,3 graus; o Rio tem média, novamente, de apenas dois graus a mais: 26,3.

Publicidade
Inverno na montanha tropical.

O frio no Penedo, como se vê, não é laponês, mas o calor tampouco é senegalês, salvo nos meios-dias de verão em um Centrinho turístico já quase todo cimentado, e quase todo desmatado. Afinal, a média de temperatura de julho da cidade do Rio é a mesma do ano inteiro no Penedo, 21,3 graus, enquanto a média julina no Penedo é de agradabilíssimos 17,7 graus.

A coisa esfria quando se nota que enquanto a temperatura mínima média em julho no Rio é de 18,4 graus, no Penedo ela é de 10,9 graus, sendo que desde meados de outono, nas madrugadas, o ar gelado despenca pelas escarpas do planalto do Itatiaia e derruba as temperaturas para um dígito aqui nas faldas da serra, com os termômetros chegando a marcar gélidos 4 graus na parte alta do Penedo.

Em um precioso livrinho editado pela prefeitura de Resende no ano de 1979, um dos mais ativos colonos daquele Penedo de então dizia, em uma espécie de panorama geral de Penedo região, que a “temperatura média anual em Itatiaia é de 11,4 graus”. É bom dizer que o finlandês referia-se às montanhas do Itatiaia, não a todo município, onde a temperatura média era naquela feita de 21,6 graus Celsius, nenhum décimo a menos do que a temperatura anual média dos dias que correm, do indicativo presente, a despeito do aparentemente inexorável aquecimento global.

Geada em uma manhã de junho no gramado do portal de Penedo.
Publicidade

--

--